Levando em consideração que a capital amazonense tem uma grande concentração de eletrônicos e segmento em duas rodas, o Roadshow Manaus – Demonstração de aplicação de BinPicking -, levou aos clientes do polo de Manaus (AM) soluções desenvolvidas por empresas de todo o país com problemas usuais naquele mercado.
A Auttom marcou presença com o diretor de negócios, Marcos Facchin, e o consultor comercial, Felipe Haupt, quando apresentaram projetos desenvolvidos pela empresa: células de carga e descarga, usinagem, sistema de visão e paletização.
De acordo com Facchin, o mercado é de grande interesse para a Auttom que já possui projetos aplicados à robotização na região.
“Pretendemos expandir sua base instalada nos potenciais clientes, trazendo a esse mercado uma maior competitividade e tecnologias inovadoras em segmentos com foco em eletrônicos, alimentícia, linha branca e duas rodas”, afirma o diretor de negócios.
Os clientes que estiveram no evento também puderam perceber o porquê de se colocar um robô inserido em suas fábricas.
“Dentre todas as vantagens que posso destacar estão a melhora da qualidade do produto final a ser entregue para o cliente e obter uma padronização da produção em menor tempo e com mais agilidade”, confirma. Além disso, Facchin também ressalta que a robótica, assim como a automação, chegou nas indústrias para reduzir custos, aumentar a produtividade e a lucratividade, assim como, melhorar a competitividade no mercado. Esses sistemas permitem que o gestor da empresa possa monitorar todas as etapas do processo de produção em tempo real.
O Roadshow Manaus buscou ter foco e se aproximou do público-alvo, algo que o tornou uma possibilidade de negócios entre as empresas e seus potenciais investidores interessados.
De acordo com o gerente de desenvolvimento de negócios da Universal Robots no Brasil, Bruno Zabeu, o evento foi pensado para que fosse metade teórico e metade prático, para que todos os clientes pudessem ter uma experiência interessante.
“Durante os cinco dias do Roadshow, recebemos empresas dos segmentos eletrônico e 2-rodas do pólo industrial de Manaus para demonstrar como tecnologias de visão artificial, robô colaborativo, garras colaborativas podem trazer ganhos operacionais e financeiros. O papel da Auttom no evento foi fundamental para trazer o contexto de como a integração destas tecnologias pode simplificar o processo de automação de algumas aplicações destes segmentos”, explica Zabeu.
Após a apresentação, os clientes puderam perceber na prática como seria na indústria quando o robô alimenta uma máquina ou organiza essas peças interagindo entre um processo e outro.