O caminho para criar novas estratégias e acelerar processos produtivos, independente do porte da empresa, requer um espírito inovador, tanto em termos de perspectiva de desenvolvimento, quanto em sua habilidade competitiva dentro de um determinado segmento.
Para ser inovador é necessário assumir risco e desafios intrínsecos aos processos de inovação. Sobre esta questão, vale citar a “ideia do erro inteligente”, criada pelo professor de administração da Duke University, Sim Sitkin, em reportagem da Harvard Business Review:
”Um erro inteligente é aquele que produz conhecimento, fruto da experimentação e da busca por respostas, e que pode contribuir, inclusive, para a geração de diferenciais competitivos frente à concorrência. Neste sentido, antes de condenarmos as falhas que, eventualmente ocorrem dentro de uma jornada de inovação, devemos enxergar estas etapas com outras perspectivas, pois elas poderão ser valiosas no futuro”.
Viprado
Sob o lema “Transformando Vidros em Soluções”, a Viprado, empresa com sede em Antônio Prado (RS), atua no segmento Linha Branca (fogões de piso, fornos elétricos, vidros para geladeira, entre outros) e Refrigeração Comercial. Há 25 anos no mercado e mesmo, à frente de seu tempo, permanece se desafiando em busca de melhorias e novas tecnologias.
Em 2018, os gestores perceberam que era o momento de concretizar o que já vinham discutindo internamente: a transformação digital.
A partir disso, encontraram na Auttom Automação e Robótica o parceiro ideal para desenvolver e executar um projeto que promovesse a solução para um desgaste oriundo de materiais pesados, já que além dos vidros para geladeira e cooktop, também se iniciou produção de máquinas. Desta necessidade, nasceu à robotização da linha de produção e criou-se a “Célula Robotizada de Corte e Aplicação Automática de Mantas” e a “Célula Robotizada de Manipulação de Cooktops e Usinagem e Corte com Jato Dágua”.
De acordo com o diretor presidente, Fernando Bolzan, modernizar a estrutura para a instalação de novos equipamentos com alta exigência tecnológica é acreditar em projetos ambiciosos na carteira de negócios, oferecendo a seus clientes e ao mercado a garantia de uma marca de segurança no atendimento e desenvolvimento de novos produtos.
– Novas tendências, cores e formas são um desafio diário, onde nosso time busca constantemente se reinventar para atender a cada item, cada componente que integram nossos produtos, dos mais simples aos mais sofisticados – explica Bolzan.
A arte de cozinhar
Para o diretor industrial, Rudimar Antonio Pedroni, a Viprado é sinônimo de inovação para seus clientes, pois oferece produtos com design sofisticado, recursos inovadores aliados a praticidade que estimulam o prazer e satisfação na arte de cozinhar.
São soluções inteligentes desenvolvidas para integrar os eletrodomésticos às rotinas dos lares brasileiros, eliminando desafios, gerando economia de energia e redução de desperdício.
Meio ambiente
Preocupada em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, a Viprado utiliza técnicas que minimizam os impactos ambientais. O objetivo da empresa é assegurar a utilização eficiente dos recursos naturais para preservação do planeta, além de promover a consciência da responsabilidade ambiental, identificando oportunidades de reduzir mais e poluir menos.
O diretor industrial, Rudimar Antonio Pedroni, esclarece que a matéria prima utilizada é composta por areia, um diamante da natureza, 100% reciclável e reaproveitado em diversos segmentos do vidro.
– Estamos comprometidos com a responsabilidade social, com os interesses de nossos colaboradores, suas famílias e a comunidade – finaliza Pedroni.