A agricultura, tal como a conhecemos hoje, no entanto, está entrando em uma etapa e vai ser transformada radicalmente. Nessa nova fase, algoritmos, Inteligência Artifical e Internet das Coisas (IoT) estão se encontrando com os motores do campo. Ocupando um espaço nas máquinas agrícolas – a cabine – que antes era exclusivo para um operador de carne e osso, essas novas tecnologias vão elevar a produtividade e a eficiência nas lavouras a níveis espetaculares. Um exemplo é a Indutar Tecno Metal, de Ibirubá-RS.
Com um moderno parque fabril de mais de 40 mil m², a empresa garante suporte no ramo agrícola. Além de possuir uma linha de produtos própria, também fornece peças para multinacionais do segmento.
Para aumentar a produtividade e a qualidade, a Indutar buscou uma organização que garantisse uma solução para as suas necessidades com agilidade e profissionalismo: Auttom.
De acordo com o engenheiro mecânico da Indutar, Airton da Silva Stadtlober, essa é a primeira célula de carga e descarga robótica. Atualmente trabalham apenas com robôs realizando soldagem.
– O principal ganho é poder trabalhar durante os turnos e intervalos da fábrica de modo ininterrupto – afirma Stadtlober.
Desta forma, o engenheiro afirma que a busca pelo novo tem o objetivo de deixar o processo mais autônomo, reduzindo o esforço físico dos operadores e garantindo uma produção contínua.
– Escolhemos a Auttom pela responsabilidade, profissionalismo, dedicação e agilidade, além da busca por uma solução mais viável e rápida para nossa necessidade. Desenvolvemos um projeto grandioso em um espaço de tempo reduzido e isso se deve muito ao esforço da equipe – conclui o engenheiro mecânico da Indutar.
Stadtlober ressalta que este é apenas o início de uma bela parceria.
O engenheiro de projetos da Auttom, Eduardo Meirelles, explica como foi pensado o projeto da Indutar:
As células da Indutar possuem dois grandes ganhos em relação ao processo atual: ergonomia e produtividade.
Confira testes mecânicos na garra: https://youtu.be/TmK5TLd0B7o
No dia 3 de agosto, a Auttom recebeu da equipe da Indutar imagens com a Célula Robotizada trabalhando em sua fábrica. Confira: https://bit.ly/3CcYMJb