Caxias do Sul é um dos destaques da quinta edição do Índice de Cidades Empreendedoras 2020, elaborado pela Endeavor em parceria com o Enap (Escola Nacional de Administração Pública), onde as 100 cidades mais populosas do Brasil são avaliadas em sete aspectos: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. No quesito inovação, Caxias do Sul levou a medalha de prata, ficando atrás apenas de Florianópolis. De acordo com o levantamento divulgado, o resultado do município deve-se principalmente ao tamanho de sua indústria inovadora e ao número de patentes. O documento destaca a inovação como uma das alavancas do crescimento da indústria local nos últimos anos.
De acordo com os estudos do SISMECS, o faturamento da indústria de Caxias do Sul vem crescendo desde 2017, recuperando-se da crise e impulsionando a economia local. A indústria é a principal matriz econômica da cidade, com destaque para os setores automotivo e metalmecânico, considerados os mais importantes do país. Na cidade, por exemplo, acontece uma das mais importantes feiras de subcontratação e inovação industrial da América Latina, a Mercopar. Durante a feira de 2020, a Auttom Automação e Robótica lançou a bancada Smart 4.0, um sinônimo de design inovador com o objetivo de facilitar o processo de ensino das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.
Sinônimo de inovação, a Auttom desenvolve soluções para os mercados de educação, indústria e saneamento, contemplando inúmeros recursos em painéis elétricos customizados, segurança de máquinas em conformidade a NR12, telemetria e células robotizadas.
O segmento de educação desenvolve uma gama variada de bancadas didáticas que atendem instituições de ensino nas mais diversas áreas do conhecimento.
Parceria com empresa alemã
Pensando no propósito de inovar e competir em um mercado cada vez mais acirrado, a Auttom conta com parceiros importantes, como a empresa alemã Kuka Roboter, que oferece robôs industriais em diversas versões para qualquer tipo de aplicação com diferentes capacidades de carga e raios de alcance, além de estar sempre à frente no desenvolvimento de novas tecnologias.
Há 12 anos no mercado de robótica, Jorge Carriel Nunes, Senior Sales application da Kuka, afirma que uma das maiores preocupações é atender às necessidades de cada cliente e para isso a empresa trabalha com profissionais focados em diferentes tecnologias.
“A KUKA e a Auttom são parceiras há cinco anos. A Auttom pertence a um programa para integradores chamado System Partner, onde ocupa a categoria Platinum, o mais alto nível de parceira”, explica Nunes.
Para ver o material da pesquisa na íntegra, basta acessar https://ice.enap.gov.br/