A tecnologia torna as empresas mais competitivas devido aos efeitos positivos nos produtos, locais de trabalho e produtividade. Por tanto, ao implantar sistemas de automação com máquinas robotizadas, é possível observar benefícios, como automatização de baixo custo, trabalho rumo ao conceito da Indústria 4.0 e melhor controle de qualidade e montagem das peças utilizadas no processo. Outra questão relevante é a correção de problemas ergonômicos e segurança dos operadores.
Com a produção aumentando continuamente, as organizações estão buscando a Auttom para desenvolver projetos que visam reduzir atividades manuais, automatizando assim, os processos.
De acordo com o engenheiro de projetos da Auttom, Eduardo Meirelles, em um dos projetos de usinagem, o robô realiza a manipulação de peças entre diferentes operações de usinagem, através de uma garra dupla e sensoriamento que garante a referência das peças em posições de carga e descarga das máquinas.
“O sistema de visão para referenciamento angular e posicional na esteira de entrada de peças possibilita versatilidade na criação de receitas por trabalhar com pontos parametrizados do robô em diferentes situações de manipulação de peças”, explica Meirelles.