Entre as soluções desenvolvidas pela Auttom, a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos é uma delas. Hoje todos os projetos desenvolvidos pela empresa já contam com a NR-12, além de outras normas regulamentadoras que seguem juntas, como o NR 17, que trata de economia, e o NR 10, que fala de segurança em trabalhos com eletricidade.
Na NR-12 são definidos princípios fundamentais e medidas de proteção aos trabalhadores. Sobretudo estabelecendo requisitos mínimos de prevenção a acidentes e doenças do trabalho. Com a norma é possível realizar análise, avaliação e apreciação de risco.
De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho, Alexandre Jardim, a NR-12 tem força de lei, ou seja, não é opcional. Ela é de cumprimento obrigatório.
“Em 2010 houve uma atualização da norma, quando nem todas as empresas conseguiram adequar as suas fábricas, já que se trata de investimento. Porém, hoje, as organizações que estão em dia podem ser tratadas como um diferencial no mercado, inclusive sendo uma forma de competitividade“, complementa o engenheiro.
Quem não estiver de acordo com a norma:
A empresa que não estiver com a NR-12 é auditada pelo Ministério do Trabalho e Economia. Pode ser durante uma inspeção de rotina ou denúncia, mas isso é realizado por um auditor fiscal. Dependendo da condição, apenas a máquina que não está em conformidade é interditada. A empresa é autuada e até um determinado setor da empresa pode ser interditado. Isso varia de acordo com a gravidade da falta em relação ao cumprimento da norma.
Confira a norma regulamentadora NR-12 completa no site do Ministério do Trabalho: https://bit.ly/3P7ps3q